A história fotográfica de Brusque na Internet

Waldemar José Duarte (Jota Duarte)

  • Waldemar José Duarte


Foto Jornal O Município

Jota Duarte foi um famoso radialista e jornalista esportivo, trabalhando na Rádio Araguaia e Rádio Cidade, de 1947 a 2005.

Compartilhe:

A história de Jota Duarte começa no dia 3 de janeiro de 1930, na cidade de Tijucas, onde nasceu e viveu seus primeiros anos de vida com os pais e os 13 irmãos. Depois da morte de seu pai – quando ele tinha um ano e meio -, sua mãe decidiu vir para Brusque em busca de novas oportunidades. Chegando no município, a família passou a residir no bairro Santa Terezinha.
“Como a família era muito pobre, quando ele tinha sete anos se solidarizou com a mãe e sentiu a necessidade de ajudá-la, por isso, começou a trabalhar em diversas áreas. Foi mensageiro no Hotel Gracher, aprendiz de sapateiro, jornaleiro do jornal Correio Brusquense, entre outros trabalhos”, conta o escritor. Quando tinha entre 16 e 17 anos passou uma temporada no Rio de Janeiro e São Paulo, onde foi servir a aeronáutica, e lá passou oito anos. “Ele tentou se estabelecer na grande cidade, mas por falta de oportunidade de emprego, ele decidiu que seria melhor retornar”.
Voltando a Brusque, ele foi trabalhar na rádio Araguaia. Passou por todas as áreas da empresa: foi sonoplasta, apresentador de alguns programas, incluindo radionovelas, e, por volta de 1958, iniciou como comentarista e narrador esportivo. No início, percorria os estádios do Carlos Renaux e Paysandú, buscando informações, mas sem participação direta nos microfones da rádio, o que foi acontecendo aos poucos. A partir daí, construiu quase 40 anos de carreira como narrador e comentarista esportivo.
Casou-se com Juracy Kormann Duarte e teve cinco filhos: Sérgio Roberto, Geraldo José, Carlos César – já falecido -, Sílvio Luís e Fábio Rogério.
Na década de 80, começou a fazer parte da equipe de esportes da Rádio Cidade onde se tornou comentarista dos jogos de Carlos Renaux, Paysandu e posteriormente Brusque Futebol Clube. Vítima de AVC deixou os microfones há dez anos quando percebeu que já não conseguia mais acompanhar o ritmo das partidas de futebol.
A carreira de Jota Duarte foi documentada em um livro sobre a sua vida de autoria de Reinaldo Cordeiro, lançado logo após a sua morte, em 2015.

Texto adaptado de notícia do Jornal O Município






Veja fotos onde essa personagem aparece:


Repórter Jota Duarte trabalhando em Desfile de 7 de Setembro, na Av. Cônsul Carlos Renaux.

Ver detalhes da foto

Repórter Jota Duarte em mais uma de suas coberturas. Ao microfone está o sr. Valério Walendowsky. Local e data não identificadas.

Ver detalhes da foto

Inauguração do antigo Grupo Escolar Monsenhor Gregório Locks. Na foto estão o próprio Monsenhor, Repórter Jota Duarte, Deputado Dib Cherem,...

Ver detalhes da foto

Inauguração do antigo Grupo Escolar Monsenhor Gregório Locks. Ao microfone está Alexandre Merico e ao lado o Repórter Jota...

Ver detalhes da foto

Carlos Renaux campeão da Liga Blumenauense de Futebol em 1958. Na foto também presentes o prefeito Antônio Neco Heil, Cyro Gevaerd, repórter...

Ver detalhes da foto

Show do Cantor Sérgio Reis no Clube Esportivo Paysandu em 1963.

Ver detalhes da foto

Lances do jogo Paysandu 1 x Metropol 3, na inauguração do campo do Paysandu. Discurso do prefeito Antônio "Neco" Heil. Na foto também Osni...

Ver detalhes da foto

Teixeirinha no jogo em que recebeu o título de "CRACK DO ANO" do Campeonato Catarinense, jogando pelo Clube Atlético Carlos Renaux. Homenagem e...

Ver detalhes da foto

Tem imagens ou informações que podem enriquecer o acervo do site?