A história fotográfica de Brusque na Internet

Casarão de Dom Joaquim

  • Casarão de Dom Joaquim
    Casarão nos dias de hoje • Foto jornal O Município
  • Casarão de Dom Joaquim
    • Foto Jaqueline Kuhn

Casa / edificação familiar

Segundo depoimentos, quem construiu este casarão foi o Sr. Davi Hort, entre os anos de 1875 e 1880. No térreo ficava uma grande venda e o andar superior servia de moradia. Numa certa época, lá também funcionou um pequeno hotel.
Com o passar dos anos, o casarão teve vários proprietários: Guilherme Krieger, Otto Renaux, Willy Diegoli, Germano Krieger e Lodovico Merico. Apesar dos seus mais de 120 anos, o prédio mantém suas características. Atualmente ele pertence à família Comandolli. (Informações do Projeto Casarões - Professora Jaqueline Kuhn, 2002).

Em 1884, chegaram a Santa Catarina revistas que continham os primeiros ensinamentos baseados na doutrina Adventista. Eles foram endereçados ao senhor Carlos Dreefke, residente em Brusque, história esta que está intimamente ligada ao centenário casarão de Dom Joaquim. Em 1878, um jovem alemão residente em Brusque, Burchard, cometeu um crime, e para escapar da justiça local foi ao porto de Itajaí, onde entrou como clandestino a bordo de um navio. Durante a viagem, conheceu dois missionários adventistas, os quais lhe entregaram literatura sobre o tema. Burchard era enteado de Carlos Dreefke, que apreciava literatura religiosa. O pacote foi entregue no armazém do senhor Davi Hort, hoje conhecido como Casarão de Dom Joaquim, edificado entre 1875 e 1880. Fonte: https://omunicipio.com.br/casaroes/

Patrocinado por:

Compartilhe:




Tem imagens ou informações que podem enriquecer o acervo do site?