Hospital
O Hospital de Azambuja, como é conhecido, foi inaugurado em 29 de junho de 1902, quando a então Santa Casa de Misericórdia já englobava um pequeno hospital, um asilo, um orfanato e um hospício.
Naquele mesmo ano, os atendimentos iniciaram de forma constante com a presença das irmãs da Congregação da Divina Providência.
Em 1901 já existia, em Azambuja, uma casa de madeira onde eram colocados os doentes. As atividades eram dirigidas pelas Irmãs da Divina Providência, que chegaram a Brusque em 1902.
O primeiro doente era um ancião de 83 anos, achado num paiol sem paredes, deitado em cima de palha, coberto apenas com um cobertor fininho. Não havia médicos. A irmã Bárbara atendia os doentes, realizando inclusive pequenas cirurgias sem qualquer anestesia.
O Cônsul Carlos Renaux mandou construir um novo hospital em Azambuja, abençoado em 1936, por D. Jaime de Barros Câmara, para atender a crescente necessidade da população. O primeiro médico residente foi Dr. Luiz Renaux.
Texto adaptado do site do Hospital de Azambuja e do Álbum de Figuras de 150 de Anos de Brusque publicado pelo Jornal O Município.
Leia mais sobre a História do Hospital de Azambuja nesse link do O Município.
Como é esse local hoje?

Compartilhe: