A história fotográfica de Brusque na Internet

A trajetória de 98 anos da Casa Zendron Calçados

Fundada em 3 de julho de 1917 por Antônio Vendelino Zendron, a Casa Zendron funcionava inicialmente como sapataria para, posteriormente, transformar-se em loja. Em 1º de janeiro de 1957, seu Antônio dividiu os direitos da loja com os cinco filhos: Érico, Eulália, Mário Floriano, Urbano e José Antônio.

Em 1963, foi inaugurada a filial na Rua Rui Barbosa, a loja Zendron Sport.

Em 2 de abril de 1979, Mário Floriano deixou de fazer parte da sociedade. Depois, em 3 de janeiro de 1988, a Casa Zendron foi desmembrada. Com a saída dos sócios Eulália e José Antônio, foi transformada no comércio Casa Zendron Calçados Ltda.

Em 15 de setembro de 1988, falece o fundador Antônio Zendron, aos 94 anos e seis meses de idade.

O vídeo abaixo, do acervo de Érico Zendron, mostra o interior da loja em 1987.

Durante os 21 anos seguintes, o local foi administrado apenas pelos irmãos Érico e Urbano, porém, em novo desmembramento, Érico saiu da sociedade e deixou a casa aos cuidados de Urbano, que é quem tocou o comércio até 2015 e foi quem decidiu encerrar as atividades.

Com os filhos atuando em outras atividades, Urbano não tinha ninguém que o sucedesse no comando da loja. Já com 80 anos de idade, preferiu deixar tudo em ordem ainda em vida, e alugar o espaço. Aos poucos, foi reduzindo o estoque da loja e encerrou as atividades em meados de 2015, após 98 anos de fundação.

Foi uma decisão difícil, por se tratar de uma loja quase centenária, fundada pelo seu pai. A loja tinha fregueses tradicionais, que já compravam na loja há muitos anos, e com certeza, sentem saudade do local.

Desde a inauguração da loja, até 1993, a loja funcionou no mesmo local, onde hoje funciona a loja Elo Z. Em seguida, mudou-se para o prédio ao lado, recém construído. Sr. Urbano conta também que em 98 anos de história, a loja nunca teve um título protestado, nunca recebeu nenhuma ação trabalhista e sempre pagou os impostos e funcionários em dia. As vendas tiveram altos e baixos, mas os proprietários sempre superaram tudo.

Veja abaixo algumas imagens da trajetória da Casa Zendron Calçados, em Brusque.

Texto adaptado de notícia do Jornal O Município e do livro Um Artista Chamado Antônio.

Urbano Zendron na loja em 2015
Foto O Município

Fachada da loja em 2015, pouco antes do fechamento
Foto O Município

Casa Zendron na enchente de 1984
Foto Érico Zendron

Inauguração da reforma da loja Casa Zendron em 1958
Foto Érico Zendron

Inauguração da reforma da loja Casa Zendron em 1958
Foto Érico Zendron

Casa Zendron na enchente de 1984
Foto Érico Zendron

Fachada da Casa Zendron em 1960
Foto Érico Zendron

Fachada da Casa Zendron em 1996, já no novo prédio
Foto Érico Zendron

Fachada da Casa Zendron em 1958
Foto Érico Zendron