A história fotográfica de Brusque na Internet

Mais um pouco de história da 1a Edição dos JASC 1960

Embora 14 municípios (Blumenau, Brusque, Concórdia, Corupá, Criciúma, Florianópolis, Indaial, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Rio do Sul e São Bento do Sul) tivessem confirmado a inscrição nos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, às vésperas do evento havia no ar um clima de muita expectativa e apreensão, principalmente em relação à vinda das delegações de cidades mais distantes.

Mas a angústia deu lugar à alegria - e ao alívio - quando, já no dia 5 de agosto de 1960, uma sexta-feira, dois dias antes do início das competições, os 444 atletas começaram a chegar, seguindo direto para a CCO, instalada no edifício Centenário, na Praça Salgado Filho, bem no centro da cidade. Ali, de posse das suas credenciais, cada um recebia também um mapa com os principais pontos de referência de Brusque e a localização dos alojamentos, em escolas municipais, sindicatos, na sede da companhia telefônica, no tiro-de-guerra e até em residências particulares.

Acompanhando toda a movimentação, Arthur Schlosser chegou a receber pessoalmente algumas delegações e a visitar dirigentes e atletas nos alojamentos, circulando também pelos locais de competição na Sociedade Esportiva Bandeirante para conferir de perto se tudo transcorria conforme o planejado.

Num domingo de sol, 30 minutos antes da hora marcada para começar o desfile dos atletas, as delegações já estavam concentradas nas proximidades da Buettner S/A, na Rua João Bauer, junto com soldados do tiro-de-guerra e cerca de 200 estudantes de Brusque. Exatamente às 14 horas, começaria o desfile. As delegações portavam estandartes e tabuletas com o nome da sua cidade, além de faixas com saudações aos brusquenses.

A população se colocou nas calçadas ao longo da Avenida Cônsul Carlos Renaux para aplaudir com entusiasmo e curiosidade a passagem dos atletas em direção ao campo do Clube Bandeirante, onde se daria a cerimônia de abertura. Estavam, assim, começando os 1ºs Jogos Abertos de Santa Catarina.

Caso chovesse, o plano "B" seria a realização das provas de basquete e vôlei no Ginásio Carlos Renaux e na Sociedade Beneficente de Brusque.

Por sorte, não choveu nenhuma vez. Durante seis dias de sol e tempo bom, foram disputadas dez modalidades: atletismo (masculino e feminino), basquete, voleibol (masculino e feminino), bocha, natação (masculino e feminino), saltos ornamentais (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino) e xadrez.

As competições transcorreram sem maiores problemas e foi registrado o julgamento de apenas um processo, relacionado a um atleta de corrida que teria sido desclassificado injustamente, erro que foi corrigido. Noutro caso, foi solicitado à Comissão Técnica dos Jogos que não mais escalasse árbitros pertencentes às cidades disputantes da partida.

Na classificação geral, Florianópolis obteve o maior número de medalhas. Brusque foi a vice-campeã e Blumenau ficou em terceiro lugar, seguida de Joinville, Joaçaba e Concórdia.

Um dia antes de terminar a competição, em 9 de agosto, ocorreu uma reunião extraordinária do Congresso dos Primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina para decidir sobre a data e o local da próxima edição. Colocada em votação, a proposta vencedora foi pela realização dos próximos JASC, em 1962, em Florianópolis. Portanto, dali a dois anos.

Três dias mais tarde, durante o Congresso de Encerramento, a ideia dos jogos bienais seria alterada. De acordo com pessoas próximas a Arthur Schlosser, ele teria sido convencido de que fazer os Jogos Abertos de dois em dois anos poderia comprometer a continuidade da competição. O argumento era de que, sendo no ano seguinte, o projeto dos JASC se manteria vivo e teria mais chances de continuar nos anos seguintes.

Veja cerca de 100 fotos da 1a Edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina clicando aqui. 


Publicado no site Radio Web Esportiva: https://radiowebesportiva.com.br/noticia/66670/jasc-a-festa-vai-comecar
Extraído do livro “JASC 50 anos, história de vencedores” de Marco Aurélio Gomes e Valmor Fritsche