Brusque nos anos 1960
130 ImagensFotos aéreas de Brusque no início da década de 1960. Essas fotos foram abandonadas na antiga prefeitura de Brusque em 1992, quando da mudança para o atual prédio, no governo do prefeito Ciro Roza, e foram guardadas por Januário Valdir Pehnk, que então cedeu ao Brusque Memória para digitalização e divulgação, com patrocínio da Aradefe Malhas.
Brigada Masculina da Cia. Industrial Schlösser
Brigada Masculina (Tecelagem II) da Cia. Industrial Schlösser. Na imagem, grupo de operários identificados como Albertinho Schlindwein (1), Sergio Groh (2), Valter Schlindwein (3), Jucelino Siegel (4), Altair Wust (5), Jorge A. Münch (6), Ademir Wust (7), Ivo Francisco de Souza (8), João Maierling (9), Jacinto Reichert (10), Longuino (?) Imhof (11), Alberto Bitelbrun (12).
Brigada Masculina da Cia. Industrial Schlösser
Brigada Masculina (3º turno) da Cia. Industrial Schlösser. Na imagem, grupo de operários identificados como João Antonio Apolinario (1), Sergio Comper (2), Ivanor Pedrini (3), Ademar Krieger (4), Marcos de Mello (5), Osmar Rosa (6), Orlando Ristow (7), Nelito Schwambach (8), Erico Wippel (9), Ítalo Bolognini Junior (10), Paulo R. Machado (11), Vilson Bork (12).
Brigada Feminina da Cia. Industrial Schlösser
Brigada Feminina (2º turno) da Cia. Industrial Schlösser. Na imagem, grupo de operárias, identificadas como Rita Maria Colzani (1), Sonia Sapelli (2), Rosa Brandt (3), Alcioni Montibeller (4), Odemacir Torresani (5), Marli Baron (6), Ivonete Rothermel (7), Marcia do Amaral (8), Iria Voltolini (9), Elisa Melzi (10), Fátima Betti (11), Adriana de Amaral (12).
Dados de Brusque em 1907
Informações publicadas em matéria sobre Brusque na revista Renascença de 1907. A Colônia de Brusque foi fundada no ano de 1860 pelo Barão de Schneeburg, debaixo da proteção do Governo Imperial Brasileiro. O território do município foi dividido em três distritos ou núcleos coloniais com as denominações de Gaspar, Cedro Grande e Porto Franco. Estes mesmos distritos foram, por sua vez, divididos em linhas e lotes, tendo hoje (1907), um total de 2.273 lotes dos quais 63% estão pagos. Origem dos colonizadores Foram introduzidos colonos das nacionalidades italiana, alemã e austríaca: Bolonheses, Pomeranos, Badenses, Tiroleses e Trentinos, o que tem contribuído para o desenvolvimento agrícola que já se nota neste município (em 1907). Ligação com outras cidades A sede de Brusque está ligada a cidade de Itajaí pela estrada de rodagem Betim Paes Leme (atual Rodovia Antonio Heil), com um desenvolvimento de 38 km. Também está ligada à cidade de Blumenau e à Villa de Nova Trento. Ainda se aproveita a viação fluvial pelo rio Itajaí-mirim, que é feita com o auxílio de lanchas, entre estas uma com motor a petróleo. Desenvolvimento econômico O comércio de Brusque tem acompanhado o desenvolvimento da lavoura do município. Assim é que as mais importantes firmas comerciais de Brusque importam diretamente diversos produtos da indústria alemã e “exportam” (vendem para outras cidades e estados) para quase todas as principais praças de consumo brasileiras, os produtos da sua lavoura. Contribuem principalmente as “exportações” de madeira, que vem em primeiro plano e, em seguida, o açúcar, a farinha de mandioca, a aguardente, o álcool, os tecidos de algodão, os produtos farmacêuticos, a cera, o mel, a manteiga, a banha, os ovos, o milho, o polvilho, o fumo, charutos, etc. A indústria também não é descurada, pois além do grande estabelecimento de fiação do Sr. Carlos Renaux, fábrica bem montada, nota-se uma fábrica de tricotagem, assim como diversos teres movidos a mão. Contam-se ainda: olarias, oficinas de carros e carroças, marcenarias e tanoarias (fábrica de vasilhames em madeira para o armazenamento do vinho e aguardente/cachaça), e um número considerável de engenhos de serra. Ensino O ensino elementar é ministrado em cerca de 20 escolas, atendendo cerca 600 alunos, no total. Na sede de Brusque, além de duas escolas públicas de ambos os sexos, existem mais três particulares. Área e População em 1907 e em 2020 Em 1907, a área territorial de Brusque era de 2.200 km² e, em 2020, é de 283 km². Segundo recenseamento, a população de Brusque em 1900 era de 9.124 almas, sendo 2/3 de alemães e italianos, e 1/3 brasileiros. Em 2020, a população estimada de Brusque é de 134.723 habitantes, sendo considerada a 12ª maior do estado de Santa Catarina. Fonte: Renascença: revista mensal de letras, ciências e artes. RJ, Ano 1907\Edição 0042 (2). Disponível na Biblioteca Nacional Digital, em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=138622&pesq=&pagfis=1808
Capa do Guia dos JASC 2000
Capa do Guia dos JASC 2000, com o atleta Murilo Fischer. O brusquense Murilo Fischer (1979) é um ex-ciclista profissional e possui cinco Olímpiadas (2000, 2004, 2008, 2012 e 2016) no currículo. Foi o único brasileiro a ter completado as três maiores voltas do ciclismo mundial: Tour de France, Giro de Itália e Volta da Espanha. Entre os seus títulos mais importantes, estão a UCI Europe Tour (2005) e o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada (2010 e 2011). Nos JASC, Fischer conquistou diversas medalhas por Brusque e esteve presente na equipe vencedora do título em 2014.
Título Patrimonial do Clube Atlético Carlos Renaux
Título Patrimonial do Clube Atlético Carlos Renaux em nome de Antônio Zendron Neto, emitido em 12 de novembro de 1983.
Diploma de Sócio Fundador do Brusque Futebol Clube
Diploma de Sócio Fundador do Brusque Futebol Clube em nome de Antônio Zendron Neto, emitido em 12 de outubro de 1988.
Paysandu campeão catarinense de 1956
Clube Esportivo Paysandu (Brusque): campeão de 1956 Em 1956, a Federação Catarinense organizou duas competições estaduais: Divisão Especial e Estadual. O vencedor de cada competição decidiu o título catarinense em dois jogos. O Paysandu de Brusque conquistou o Campeonato da Divisão Especial, integrada por 10 clubes profissionais de Joinville, Brusque, Itajaí, Blumenau e Florianópolis. O título do Campeonato Catarinense de Futebol, integrado pelos campeões de Ligas ficou com o Operário de Joinville. O sistema de disputa foi o mesmo que vinha sendo realizado desde 1937. No confronto pelo título Catarinense (Especial x Estadual), o Operário estava embalado e pegou um desfalcado (alguns jogadores haviam saído) e desentrosado Paysandu, que estava há três meses aguardando a definição do Estadual. Vantagem para o time joinvillense, que tornou-se campeão de Santa Catarina de 1956. Mas um fato é irretocável. O Paysandu é vencedor da Divisão Especial e o Operário é o campeão profissional catarinense de 1956. Em pé: Teixeira, Sabino, Vilaci, Irineu, Bragança, Zanon, Orival Bolognini, Wallace, Pecinha, Guido, Manguilhott, Arthur Jachowicz – Polaco e João Alfredo Rebello. Agachados: Nilo, Telê, Godeberto, Nego Kühn, Julinho, Heinz e Chico. O garotinho é Sérgio, filho do Polaco. Site Arquivos do Futebol Brasileiro http://arquivosdofutebolbrasileiro.blogspot.com/2012/01/paysandu-campeao-catarinense-1956.html
Time juvenil do Paysandu em 1957
Time Juvenil de 1957 do Clube Esportivo Paysandu - Brusque/SC Jogo com o time do Clube Atlético Carlos Renaux. Treinador Pedro Werner, Luizinho Damiani, Bernardino Gevaerd, Valter Kuhn, Ilto, Valdir Belz, goleiro Luiz Carlos Halfpap. Agachados: Nicola, Almir (Nêne) Morelli, Nilto Schaadt, Pedrinho Dionisio e Rossi. Postado por Claudio Werner no grupo Curto Fotos Antigas de Brusque em 12/12/2013.
Otto Schaefer - primeiro presidente da Acibr
Ao centro, Otto Schaefer, primeiro presidente da Acibr, depois de ter deixado o cargo, ao lado dele Benno Schaefer (1º esq.), Carlos Moritz (2º) e o deputado Antônio Carlos Konder Reis (dir.). Ao fundo está Antônio Neco Heil. Foto publicada por Désirée Schaefer Pasold no grupo Curto Fotos Antigas de Brusque em 24 de agosto de 2012.
Cerimônia de Abertura dos JASC 1960
Entrega de corbeille a Arthur Schlösser pela delegação de Florianópolis, 12 de agosto de 1960. Cerimônia de Abertura dos Jogos Abertos de SC de 1960, na quadra de basquete do Bandeirante.
Cerimônia de Abertura dos JASC 1960
Entrega de corbeille a Arthur Schlösser pela delegação de Florianópolis, 12 de agosto de 1960. Cerimônia de Abertura dos Jogos Abertos de SC de 1960, na quadra de basquete do Bandeirante.
Órgão da Igreja Luterana
Órgão da Igreja Luterana de Brusque. O órgão que se encontra no interior da igreja é da marca Bohn, fabricado em Novo Hamburgo/RS, composto por 1200 flautas. A inauguração desse majestoso instrumento musical se deu durante o mês do centenário da cidade, no dia 9 de agosto de 1960, com um grande concerto pelo maestro Willi Stein.
Notícia do jornal O Brusquense sobre os 1os JASC
Jornal O Brusquense noticia a primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 1960. A edição de 27 de agosto de 1960 do jornal O Brusquense noticia os primeiros resultados da 1ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizados de 7 a 12 de agosto em Brusque.
Nota do jornal O Estado sobre o 1o JASC
A primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi realizada de 7 a 12 de agosto em Brusque. O maior jornal catarinense da época, O Estado, publicou apenas duas pequenas notas sobre o evento. Nessa, o jornal publicou apenas o resultado final de algumas modalidades dos Jasc.